Apresentação de Maria - Congregação Internacional

Imprimir

Associação Maria Rivier

Origem: A Associação Maria Rivier teve a sua génese no movimento de renovação espiritual suscitado na Igreja, pelo Concílio Vaticano II. Esta Assembleia ao reavivar a memória a todos os cristãos da sua vocação à perfeição da caridade em virtude da graça do seu batismo, despertou nos leigos o desejo da santidade, encorajou-os a uma participação mais consciente e responsável na missão da Igreja.

Por outro lado, o esforço de renovação e adaptação pedido pelo Concílio a todos os Institutos religiosos, permitiu-lhes redescobrir, na sua pureza, a inspiração das origens. Muitos aprenderam a olhar para o fundador ou fundadora com um olhar novo; maravilhando-se com a atualidade da sua mensagem, com a maneira original de encarnar o Evangelho. Pouco a pouco, este encantamento tocou alguns leigos, que andavam à procura de um apoio na sua vida espiritual. Sendo a Igreja, por natureza, uma comunidade, aquelas pessoas que foram atraídas por uma mesma espiritualidade, em breve se reagruparam em torno da Congregação religiosas que vivia esse espírito.

Assim aconteceu com a Associação dos leigos, ligados à Congregação das Irmãs da Apresentação de Maria. Este movimento espiritual é uma nova atualização de uma obra que Maria Rivier tomava muito a peito: “reunir os adultos nas assembleias do domingo e partilhar com eles a Palavra de Deus.” As suas filhas deram continuidade, por muito tempo, a estas assembleias. Vários párocos consideravam-nas como um tesouro espiritual para as suas paróquias.

A beatificação de Maria Rivier, a 23 de Maio de 1982, acelerou o desenvolvimento da Associação, já nascida nalguns países e em formação noutros. A partir desta data, os grupos multiplicaram-se e o número dos membros não parou de crescer. A Associação Maria Rivier constitui atualmente uma verdadeira família espiritual, em comunhão de espírito e de coração com a Congregação religiosa fundada por Maria Rivier.

Agenda 2013

em actualização

Publicações

...

Contactos

Morada: Quinta da Boa Vista
Baixa de Palmela
Apartado 365
2901-901 SETÚBAL 
Tef. 265 54 12 50
Email:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.